Ginástica Rítmica

Ginástica rítmica é um estilo de ginástica desenvolvido com base em movimentos corporais inspirados nos elementos do balé e da dança teatral. Além disso, a ginástica rítmica requer a combinação de arte, criatividade e capacidade física, cuja execução deve ser realizada em sincronia com a música.

Esse ramo da ginástica, também é conhecido como Ginástica Rítmica Desportiva – GRD. Em 1962, a Ginástica Rítmica foi reconhecida como modalidade esportiva essencialmente feminina pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). Portanto, apenas mulheres participam de competições, seja individualmente ou em equipe.

Há apenas duas provas na ginástica rítmica: o individual geral e o conjunto geral, onde cinco ginastas se apresentam na prova em conjunto. No individual, as ginastas se apresentam em 4 aparelhos (por exemplo, arco, bola, fita e maça) enquanto no conjunto, as ginastas se apresentam com dois aparelhos, que mudam a cada ciclo olímpico. As apresentações da ginástica rítmica variando entre 75 e 90 segundos para cada aparelho.

História da ginástica rítmica: origem e evolução

Os primeiros passos de destaque na ginástica rítmica foram dados pelo coreógrafo François Delsarte, no século XIX. Inicialmente, ele deu iniciou a prática de exercícios rítmicos como forma de expressar sentimentos por meio de movimentos corporais.

No início do século XX, Émile Jacques Dalcroze idealizou a técnica rítmica, aperfeiçoada por seu aluno Rudolf Bode. Este melhorou os movimentos, tornando-os mais naturais e integrais. Além disso, Rudolf Bode adicionou a utilização de aparelhos para aprimorar e decorar as apresentações. Paralelamente, o professor e músico alemão Heinrich Medeau, foi responsável por incluir aparelhos como o arco, a bola e a maça à execução dos movimentos rítmicos corporais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá bem vindo a Escola de Esportes - Fit Ritmo Sports?
Podemos ajudá-lo?